Weather Data Source: Wetter 30 tage
Logo header Diário de
          Santa
          Maria Logo header Diário
          de Santa
          Maria
ASSINE O DIÁRIO ASSINE Já sou assinante

Painel

Sair

  • cultura
  • economia
  • educação
  • esportes
  • geral
  • polícia
  • política
  • saúde
  • colunistas
    • Todos Colunistas
    • Adriano Arrué Melo
    • Alexandre Schwarzbold
    • Armandinho Ribas
    • Claudemir Pereira
    • Daniela Lopes dos Santos
    • Daniele Araldi
    • Deni Zolin
    • Guilherme Pitaluga
    • Gustavo Duarte
    • Jaqueline Silveira
    • Jogo de Cintura
    • Juliane Korb
    • Liliane Pereira
    • Ronie Gabbi
    • Vicente Paulo Bisogno
  • últimas
  • Diário
    • Quem é quem
    • Institucional
    • Diário explica
    • Assine
    • Edição impressa
    • Clube D
    • Rádio CDN
    • Bei
    • Persona
    • TV Diário
    • TV D
    • VOX

Rotavírus é mais perigoso em crianças e queda no índice de vacinação colabora com o aumento de casos, diz especialista

  • Por Antonio Oliveira |
  • 04/10/2024 12:11
    Atualizado em: 05/10/2024 01:39
Rotavírus é mais perigoso em crianças e queda no índice de vacinação colabora com o aumento de casos, diz especialista

Foto: Lucas Amorelli (arquivo, Diário)

Desde quinta-feira (26), muitas pessoas relataram sentir náuseas, diarreia e ânsia de vômito em Santa Maria. Os sintomas são característicos de rotavírus. Apesar de a maior parte dos sintomáticos ser adulto, possívelmente pela contaminação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), três escolas municipais suspenderam atividades devido às suspeitas em alunos. Vale destacar que, em crianças, o vírus é mais perigoso e a chance de transmissão é maior.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Rotavírus em crianças

No público infantil, o vírus é o principal causador de doenças diarreicas. Pensando que a transmissão do rotavírus é fecal-oral, as crianças estão mais sujeitas ao contágio, visto que possuem uma imunidade mais frágil, além de uma maior tendência ao contato físico com colegas nas escolas. De acordo com a infectologista pediatra do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Marceli Zamboni Bertoncello, as crianças apresentam maior risco de desidratação e de complicações, principalmente se tiverem menos de um ano.

– A transmissão é fecal-oral, ela vai passar por mãos. As crianças menores não costumam fazer a higiene adequada, se abraçam brincando, tem um contato físico maior. Então, a transmissão é muito mais rápida – explica.

A médica também destaca que o inverno e a primavera são estações com maior probabilidade de contágio do rotavírus. Os períodos mostram uma queda na imunidade da população, além de pessoas ficarem em ambientes fechados com mais frequência, principalmente em se tratando da estação mais fria.

Apesar do vírus ser mais impactante em crianças, a infectologista pediatra informa que os casos mais extremos relacionados ao rotavírus costumam ocorrer com pessoas que não buscaram tratamento nos primeiros dias. Ou seja, são casos extraordinários.


Vacinação

Assim como os demais vírus, o rotavírus circula normalmente na sociedade, como informa a doutora Marceli. No entanto, o motivo para um novo surto pode estar relacionado ao atual momento da vacinação no Brasil. Em 2023, o Ministério da Saúde informou que, no ano anterior, apenas 73% da cobertura vacinal do rotavírus foi realizada. Vale destacar que a meta para a vacina seria superior a 90%.

A vacina contra o rotavírus é fornecida pelo SUS desde 2006. Com caráter monovalente, protegendo contra uma cepa, ela é aplicada em duas doses para crianças entre três e sete meses de idade. No sistema privado, existe a vacina de caráter pentavalente, que protege contra cinco cepas e é aplicada em três doses. A vacina contra o rotavírus é fundamental na redução de sintomas e do tempo das doenças ocasionadas por ele.

– É como qualquer vírus, ele está sempre circulando, mas a vacinação reduz os sintomas e diminui o contágio. Como a vacinação está diminuindo, os casos voltam a aumentar – ressalta a especialista.


Sintomas e formas de prevenir

Entre os principais sintomas de rotavírus estão náuseas, vômito, diarreia, febre e dor abdominal. No que diz respeito à prevenção, as orientações dos especialistas estão ligadas a realizar uma boa higiene das mãos, assim como uma boa higiene de objetos e ambientes fechados, em especial, os banheiros. Quanto aos bebês, a amamentação é fundamental na criação de anticorpos e no aumento das respostas imunológicas.

– É importante ressaltar a higiene correta. Higienizar as mãos, o banheiro, limpar o vaso corretamente e não utilizar a mesma toalha que pessoas sintomáticas. Também é importante higienizar maçanetas, pois é comum que elas sejam contaminadas, assim como outros locais em que se costuma colocar as mãos – alerta a médica.

Os especialistas recomendam que os sintomáticos não frequentem locais públicos, podendo retomar a rotina casual após ficar 24h sem sintomas. O rotavírus é eliminado por meio das fezes e o processo pode levar até 10 dias.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Antonio Oliveira

[email protected]

TAGS: rotavírus; crianças; escolas; vacinação; saúde,
Itaara sedia caminhada na natureza em 20 de outubro para incentivar turismo local Anterior

Itaara sedia caminhada na natureza em 20 de outubro para incentivar turismo local

Unidades de saúde de Santa Maria atendem em turno estendido neste final de semana Próximo

Unidades de saúde de Santa Maria atendem em turno estendido neste final de semana

LEIA MAIS
título imagem Escolas municipais de Santa Maria terão 180 dias para substituir sinais sonoros estridentes por alternativas musicais ou visuais
Escolas municipais de Santa Maria terão 180 dias para substituir sinais sonoros estridentes por alternativas musicais ou visuais
06/05/2025 15:12
título imagem Itaara sedia caminhada na natureza em 20 de outubro para incentivar turismo local
Itaara sedia caminhada na natureza em 20 de outubro para incentivar turismo local
11/10/2024 15:25
título imagem Sete unidades de saúde farão horários alternativos para vacinação nesta semana; confira a agenda
Sete unidades de saúde farão horários alternativos para vacinação nesta semana; confira a agenda
12/10/2024 17:21
título imagem
"Acredito que estamos nos encaminhando para o final do surto", diz secretária sobre rotavírus em Santa Maria
14/10/2024 18:10
Saúde
Atraso em pagamentos gera dívida milionária e afeta médicos em hospital da região
Atraso em pagamentos gera dívida milionária e afeta médicos em hospital da região
Brasil regulamenta exercício profissional da acupuntura
Brasil regulamenta exercício profissional da acupuntura
Guia orienta sobre mudança no rastreamento do câncer de colo do útero
Guia orienta sobre mudança no rastreamento do câncer de colo do útero
Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17
Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17
imagem Redação do Diário Rio Grande do Sul registrou aumento de 8% no número de transplantes de órgãos e tecidos realizados
Usuários enfrentam dificuldades para retirar medicamentos em farmácia de Santa Maria
Usuários enfrentam dificuldades para retirar medicamentos em farmácia de Santa Maria
Sorria Santa Maria realiza os primeiros atendimentos odontológicos de 2026 neste sábado
imagem Redação do Diário Sorria Santa Maria realiza os primeiros atendimentos odontológicos de 2026 neste sábado
Santa Maria apresenta redução expressiva no número de casos de dengue após dois anos
Santa Maria apresenta redução expressiva no número de casos de dengue após dois anos
Anvisa manda recolher panetones com fungo e lote de chá de camomila
imagem Redação do Diário Anvisa manda recolher panetones com fungo e lote de chá de camomila
Cerca de 300 mil idosos brasileiros têm algum grau de TEA, diz estudo
Cerca de 300 mil idosos brasileiros têm algum grau de TEA, diz estudo
Consultório na Rua: prefeitura divulga agenda de janeiro em Santa Maria
imagem Redação do Diário Consultório na Rua: prefeitura divulga agenda de janeiro em Santa Maria
Duas unidades de saúde de Santa Maria terão atendimento em turnos especiais nesta semana
imagem Redação do Diário Duas unidades de saúde de Santa Maria terão atendimento em turnos especiais nesta semana
Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele começa com ações simples
Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele começa com ações simples
Hospital de Cruz Alta assina convênio com o governo do Estado para construção de novo pronto-socorro
imagem Redação do Diário Hospital de Cruz Alta assina convênio com o governo do Estado para construção de novo pronto-socorro
Agora tem Especialistas amplia atendimento hospitalar no RS
Agora tem Especialistas amplia atendimento hospitalar no RS
Hospital de Rosário do Sul recebe recursos estaduais para ampliar estrutura e adquirir equipamentos
imagem Redação do Diário Hospital de Rosário do Sul recebe recursos estaduais para ampliar estrutura e adquirir equipamentos
Prefeitura divulga funcionamento dos serviços municipais em Santa Maria no feriado de Natal
imagem Redação do Diário Prefeitura divulga funcionamento dos serviços municipais em Santa Maria no feriado de Natal
Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza
imagem Redação do Diário Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza
Parceria entre prefeitura, Sefas e governo do estado cria Unidade de Segurança Integrada na UPA 24h
imagem Redação do Diário Parceria entre prefeitura, Sefas e governo do estado cria Unidade de Segurança Integrada na UPA 24h
Farmácias Municipais entram em recesso de 24 a 26 de dezembro em Santa Maria
Farmácias Municipais entram em recesso de 24 a 26 de dezembro em Santa Maria
Assembleia aprova projetos que tornam TEAcolhe e Rede Bem Cuidar políticas permanentes de saúde no Estado
imagem Redação do Diário Assembleia aprova projetos que tornam TEAcolhe e Rede Bem Cuidar políticas permanentes de saúde no Estado

LEIA A EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira, 19 de Janeiro

Edição impressa
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
Logo rádio cnd

Logo rádio diário AO VIVO

Logo logo tv shop

Logo rádio diário AO VIVO

Logo rádio vox

Logo rádio diário AO VIVO

Logo bei
Logo persona
Logo clube diário
ÚLTIMAS
Santa Maria tem feiras com frutas, verduras e produtos coloniais até sábado; veja o cronograma
Falta de protocolos e estrutura em saúde mental expõe riscos e pode levar a mortes, alerta psiquiatra do Cremers
Homem rompe tornozeleira eletrônica e acaba preso em Santa Maria
Teu Momento D+
Teu Momento D+ leva pai e filho para viver experiência especial no jogo do Inter SM
Nova farmácia unificada terá atendimento a partir das 7h e 16 guichês simultâneos, afirma secretário da Saúde
Prefeitura registra prejuízo de R$ 7 mil após atos de vandalismo contra 36 mudas de árvores
Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira
Com campanha invicta, Palmeiras supera Inter e conquista quarto título da Copa Santiago
Colunistas imagem representa o título do espaço
VEJA MAIS COLUNISTAS
Logo footer Diário de
            Santa Maria

©2023 NEWCO SM Empresa Jornalística Ltda. CNPJ 26.748774.0001-99

Fone: (55) 3213-7272 Santa Maria – RS

[email protected]

Conteúdo
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Geral
  • Polícia/Segurança
  • Política
  • Região
  • Saúde
  • Colunistas
  • Últimas Notícias
Contato